Nos últimos dias tivemos a despedida do grande mestre, o professor Enio Marchesan, do quadro de professores do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria, que se aposentou após 47 anos de trabalho. Sua aposentadoria é uma perda inestimável para o curso de Agronomia, afinal, toda uma geração de engenheiros agrônomos teve o prazer de absorver os seus ensinamentos e conselhos em sala de aula.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Grande exemplo
Professor Marchesan é o maior especialista na cultura do arroz irrigado do Brasil e um dos mais respeitados do mundo no assunto. Seus resultados de pesquisa, suas reflexões sobre como uma lavoura deve ser manejada, alavancaram a produção regional do grão e ajudaram no crescimento da agricultura brasileira nos últimos anos.
Área experimental
A área didática experimental de várzea, também conhecida como “várzea do Marchesan”, sempre foi um local aberto para visitação de estudantes e principalmente de agricultores, pesquisadores e extensionistas. Essa área foi idealizada para ser referência em ensino, pesquisa, extensão e formação de recursos humanos diferenciados no manejo de áreas e de culturas em terras baixas, com toda a certeza, esses objetivos foram alcançados.
Legado
Essa área experimental foi criada praticamente do zero pelo professor Marchesan. Atualmente ela conta com toda a infraestrutura e organização para seguir em funcionamento, sendo esse um dos grandes legados do professor para UFSM e consequentemente para toda a sociedade.
Alternativas em solos de várzea
Embora o arroz irrigado sempre tenha sido a cultura mais estudada pelo professor Marchesan, a busca por usos alternativos em solos de várzea, bem como, a diversificação e inovação sempre foram uma busca constante no seu trabalho. Tudo isso sempre aliado a sustentabilidade na lavoura, gerando dados que auxiliaram e irão seguir ajudando no dia a dia dos nossos agricultores.
Homenagem de Santa Maria
No último dia 19 de setembro, a Câmara de Vereadores de Santa Maria agraciou o professor Marchesan com uma moção de congratulação pelos seus 47 anos de serviços prestados na Universidade Federal de Santa Maria. Essa homenagem é mais do que justa, para quem tanto fez pela nossa UFSM, por Santa Maria, pelo Estado e por toda agricultura brasileira.
Muito obrigado!
Nesse momento, como seu ex-aluno e agora infelizmente ex-colega, só me resta agradecer por todos os serviços prestados a nossa querida UFSM. Dessa maneira, esperamos poder continuar com seu legado de geração de conhecimento, de formação de recursos humanos de qualidade e transmissão de conhecimento para a nossa sociedade, nosso mais sincero muito obrigado!